sexta-feira, 11 de maio de 2007

Artrologia


ARTROLOGIA:


É o meio pelo qual as partes rígidas do corpo se unem para formar o esqueleto. Essas articulações podem ser classificadas de acordo com o meio de união entre as superfícies articuladas : Fibrosas, sinoviais e cartilaginosas.





-Articulações fibrosas: União entre dois ossos por tecido conjuntivo fibroso. São divididas em :




*Suturas: Entre ossos do carpo. São divididas em : Planas ( Bordas articulares retilíneas, Ex: Interincisiva e internasal ), Escamosas ( Bordas articulares encaixando em forma de bisel), Serreadas (bordas articulares unindo-se em linhas denteadas. Ex: Interfrontal dos bovinos ).

*Sindesmose: Entre ossos do corpo. Ex: Entre o radio e a ulna e metacarpos do eqüino.



















(Radio Ulnar)


*Gonfoses: Entre raízes do dente e alvéolos.


Quando ocorre o processo de ossificação das estruturas do crânio ( eliminação dos movimentos) é chamado sinostose.


-Articulações Cartilagíneas: União entre superfícies articulares por tecido cartilaginoso são classificados em dois tipos, de acordo com a natureza histológica da cartilagem :



*Sincondroses ( Cartilagem hialina ) Ex : Articulação interesternais, cartilagem epifisária, sincondroses mandibular dos bovinos, sincondrose esfeno-occipital.



*Sínfise ( cartilagem fibrosa) Ex: Discos intervetrebais e sínfise púbica
















Sínfise Púbica













-Articulações sinoviais : São as articulações propriamente ditas, tem a função de união e principalmente de movimento. Ela é composta por uma cápsula articular ( localizada na extremidade dos ossos envolvidos nessa articulação) onde encontrada uma membrana fibrosa de tecido conjuntivo ( na parte externa) e membrana sinovial que é responsável pela produção de líquido sinovial ( Parte interna da cápsula) , e esse espaço interno existente entre a cápsula e o osso é chamado cavidade articular .



Cartilagem articular: é de natureza Hialina e reveste a superfície de contato de um osso com o outro ( desprovidas de inervação e vascularização ).



Líquido Sinovial: é produzido pela membrana sinovial, tem aparência clara, transparente e mucoso. Ele é constituído por albumina, sais , gotículas lipídicas e células. Tem a função de lubrificar as superfícies articulares e transportar nutrientes e retirar catabólitos da cartilagem articular































Ligamentos :











Os Ligamentos São responsáveis pela união de um osso ao outro, são classificados conforme sua disposição e interação na articulação : Ligamentos capsulares ( ocorre nas vértebras ) estão localizados na cápsula, ligamento extracapsular está localizado fora da cápsula articular e intracapsulares passam pelo interior da cápsula articular.








Existem algumas estruturas que tem a função de amortecer as pressões da articulação e melhoram o encaixe entre uma superfície articular e outra, elas são chamadas discos ( Localizado na articulação femuro-tibio-patelar) e meniscos ( Localizado na articulação temporo mandibular)



























Na Superfície de algumas articulações côncavas são encontrados estruturas denominadas lábios, que são anéis de fibrocartilagem, elas têm a função de evitar fraturas nas bordas e aprofundar a cavidade em que o osso se encaixa. Ex: Lábio glenoidal ( Localizado na articulação escápulo-umeral) e lábio acetabular ( localizado coxo-femural)











Articulaçao coxo-femural
































Movimentos Nas junturas sinoviais :



*Quando o movimento ocorre resultando na diminuição ou aumento do ângulo entre o segmento é denominado flexão ( diminuição do angulo) e extensão ( aumento do angulo), adução ( aproxima-se do PSM), abdução ( afasta do PSM) .

*Rotação : o segmento gira em torno do seu eixo logintudinal e é dividido em pronação ( no sentido do PSM )e supinação ( no sentido oposto ao PSM) .EX: Atlas e Axis.

* Cincundação : combinação de todos os movimentos.



-Existe também a classificação que envolve o numero de eixos em torno dos quais realizam-se os movimentos :

*Mono-axiais: Em torno de um eixo. Flexão e extensão. Ex: Membros.

*Bi-axiais: Em torno de dois eixos. Flexão e extensão / Adução e abdução. Ex: Temporomandibular.

*Tri-axiais: Em torno de três eixos. cincundação . Ex : Quadril.



-Essas articulações podem ser encontradas em 5 diferentes formações :

*Planas: superfície articular plana. Ex: ossos do carpo.

* Gínglimo: Permite movimento de extensão e flexão. Ex : Articulação femuro-tibio-patelar.

*Cilindróide ou trocóide: Superfícies articulares em forma de cilindro. Ex: Atlas e Axis.

*Condilar: Uma superfície ovóide que se aloja em uma cavidade elíptica. Ex: Temporo-mandibular.

*Esferóide: Uma das superfícies é um segmento de esfera que se encaixa em uma concavidade. Ex: Escapulo-umeral e coxo-femural.



OBS: Algumas podem ser classificadas com mais de um formato. Ex: Gínglimo e condilar.

OBS2: No Cão Pode-se encontrar dois tipos diferentes de formatos , que são os casos: Selar ( Interfalangica distal do cão), Elipsoide ( Segmento de elipse em uma cavidade, radiocarpica do cão).














Interfalange distal do cão

Nenhum comentário: