quinta-feira, 17 de maio de 2007


Patologia das articulações e estruturas relacionadas



As articulações dependem de movimento livre para o funcionamento efetivo, qualquer coisa que interfira com sua motilidade pode ser bastante séria. As condições que afetam as articulações podem ser causadas por lesões, infecções ou inflamações.


As lesões às articulações incluem deslocamentos, fraturas, torceduras, cortes e ferimentos perfurantes. Um deslocamento também conhecido como uma luxação, de uma articulação refere-se a uma condição na qual um ou mais segmentos da articulaçao estao fora do lugar. O deslocamento de uma articulação quase sempre envolve o estiramento ou ruptura dos ligamentos, e , se o deslocamento for bastante grave, a cápsula articular também pode ser rompida. O Tratamento geral para o deslocamento consiste da reposição da articulação em sua posição normal , frequentemente seguido pela aplicação de uma tala ou imobilização. Uma torcedura de articulação é uma condição na qual os ligamentos são estirados mas a articulação não permanece deslocada isso também pode ser chamado de contorção. Alguns cortes podem atingir uma cavidade articular, com subsequente perda de liquido sinovial, nesse caso deve-se ter muito cuidado para que nao haja infecção na cavidade articular, pois o liquido sinovial é um meio favorável ao desenvolvimento de bactérias.As infecções das articulaçoes podem resultar de cortes e ferimentos perfurantes, ou infecção pode alcançar a articulação através da corrente sanguínea ou linfática.


Algumas patologias que podem afetar as articulações ou estruturas relacionadas são:




* Artrite : infalamação de qualquer articulação por qualquer causa.


*Burcite : Inflamação de qualquer bolsa por qualquer causa.


* Deslocamento ( luxação): Desarticulação - De um ou mais segmentos de uma articulação fora da posição correta.


* Torção : Estiramento dos ligamentos de qualquer articulação.


*Subluxação : Deslocamento parcial de qualquer articulação.


*Sinovite : Inflamação da bainha sinovial de qualquer tendão.


Luxação Coxofemural

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Artrologia


ARTROLOGIA:


É o meio pelo qual as partes rígidas do corpo se unem para formar o esqueleto. Essas articulações podem ser classificadas de acordo com o meio de união entre as superfícies articuladas : Fibrosas, sinoviais e cartilaginosas.





-Articulações fibrosas: União entre dois ossos por tecido conjuntivo fibroso. São divididas em :




*Suturas: Entre ossos do carpo. São divididas em : Planas ( Bordas articulares retilíneas, Ex: Interincisiva e internasal ), Escamosas ( Bordas articulares encaixando em forma de bisel), Serreadas (bordas articulares unindo-se em linhas denteadas. Ex: Interfrontal dos bovinos ).

*Sindesmose: Entre ossos do corpo. Ex: Entre o radio e a ulna e metacarpos do eqüino.



















(Radio Ulnar)


*Gonfoses: Entre raízes do dente e alvéolos.


Quando ocorre o processo de ossificação das estruturas do crânio ( eliminação dos movimentos) é chamado sinostose.


-Articulações Cartilagíneas: União entre superfícies articulares por tecido cartilaginoso são classificados em dois tipos, de acordo com a natureza histológica da cartilagem :



*Sincondroses ( Cartilagem hialina ) Ex : Articulação interesternais, cartilagem epifisária, sincondroses mandibular dos bovinos, sincondrose esfeno-occipital.



*Sínfise ( cartilagem fibrosa) Ex: Discos intervetrebais e sínfise púbica
















Sínfise Púbica













-Articulações sinoviais : São as articulações propriamente ditas, tem a função de união e principalmente de movimento. Ela é composta por uma cápsula articular ( localizada na extremidade dos ossos envolvidos nessa articulação) onde encontrada uma membrana fibrosa de tecido conjuntivo ( na parte externa) e membrana sinovial que é responsável pela produção de líquido sinovial ( Parte interna da cápsula) , e esse espaço interno existente entre a cápsula e o osso é chamado cavidade articular .



Cartilagem articular: é de natureza Hialina e reveste a superfície de contato de um osso com o outro ( desprovidas de inervação e vascularização ).



Líquido Sinovial: é produzido pela membrana sinovial, tem aparência clara, transparente e mucoso. Ele é constituído por albumina, sais , gotículas lipídicas e células. Tem a função de lubrificar as superfícies articulares e transportar nutrientes e retirar catabólitos da cartilagem articular































Ligamentos :











Os Ligamentos São responsáveis pela união de um osso ao outro, são classificados conforme sua disposição e interação na articulação : Ligamentos capsulares ( ocorre nas vértebras ) estão localizados na cápsula, ligamento extracapsular está localizado fora da cápsula articular e intracapsulares passam pelo interior da cápsula articular.








Existem algumas estruturas que tem a função de amortecer as pressões da articulação e melhoram o encaixe entre uma superfície articular e outra, elas são chamadas discos ( Localizado na articulação femuro-tibio-patelar) e meniscos ( Localizado na articulação temporo mandibular)



























Na Superfície de algumas articulações côncavas são encontrados estruturas denominadas lábios, que são anéis de fibrocartilagem, elas têm a função de evitar fraturas nas bordas e aprofundar a cavidade em que o osso se encaixa. Ex: Lábio glenoidal ( Localizado na articulação escápulo-umeral) e lábio acetabular ( localizado coxo-femural)











Articulaçao coxo-femural
































Movimentos Nas junturas sinoviais :



*Quando o movimento ocorre resultando na diminuição ou aumento do ângulo entre o segmento é denominado flexão ( diminuição do angulo) e extensão ( aumento do angulo), adução ( aproxima-se do PSM), abdução ( afasta do PSM) .

*Rotação : o segmento gira em torno do seu eixo logintudinal e é dividido em pronação ( no sentido do PSM )e supinação ( no sentido oposto ao PSM) .EX: Atlas e Axis.

* Cincundação : combinação de todos os movimentos.



-Existe também a classificação que envolve o numero de eixos em torno dos quais realizam-se os movimentos :

*Mono-axiais: Em torno de um eixo. Flexão e extensão. Ex: Membros.

*Bi-axiais: Em torno de dois eixos. Flexão e extensão / Adução e abdução. Ex: Temporomandibular.

*Tri-axiais: Em torno de três eixos. cincundação . Ex : Quadril.



-Essas articulações podem ser encontradas em 5 diferentes formações :

*Planas: superfície articular plana. Ex: ossos do carpo.

* Gínglimo: Permite movimento de extensão e flexão. Ex : Articulação femuro-tibio-patelar.

*Cilindróide ou trocóide: Superfícies articulares em forma de cilindro. Ex: Atlas e Axis.

*Condilar: Uma superfície ovóide que se aloja em uma cavidade elíptica. Ex: Temporo-mandibular.

*Esferóide: Uma das superfícies é um segmento de esfera que se encaixa em uma concavidade. Ex: Escapulo-umeral e coxo-femural.



OBS: Algumas podem ser classificadas com mais de um formato. Ex: Gínglimo e condilar.

OBS2: No Cão Pode-se encontrar dois tipos diferentes de formatos , que são os casos: Selar ( Interfalangica distal do cão), Elipsoide ( Segmento de elipse em uma cavidade, radiocarpica do cão).














Interfalange distal do cão

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Osteologia



Nesse blog iremos comentar sobre artrologia dos animais , mais para isso é necessário primeiro compreendermos o funcionamento e a constituição dos ossos que compõe as articulações.

O esqueleto é o conjunto de ossos , cartilagem e ligamentos que interligam para formar a estrutura ( arcabouço) dos animais.
O esqueleto tem as seguintes funções:
*Proteção dos orgãos ( Costelas, Crânio, etc)
* Armazenamento de iôns;
* Sustentação e conformação do corpo;
*Sistema de alavancas;
*Produção de células sanguíneas ( Hemáceas, Glóbulos brancos).


Tipos De Esqueleto :






*Esqueleto desarticulado : Pois as peças estão isoladas.


















*Esqueleto Articulado misto : Pois As peças estão Unidas Por ligamentos e cartilagens além de ligações feitas por fios metálicos e ferragens .

















Cinturas :

O Esqueleto é dividido em cintura escapular, localizada na parte anterior ( cranial ) do tronco e pelvina localizada na parte posterior ( caudal) .













Curiosidades : Numero de ossos de cada espécie :
*Eqüino - 189 ossos
*Suíno - 223 ossos
*Humano - 206 ossos
*Bovino - 188 ossos
*Canino - 215 ossos


Classificação dos ossos:
* Ossos Longos ou tubulares : Apresentam comprimento maior que a espessura e a largura.
Função: Servir de alavanca para locomoção, elementos de sustentação. Apresenta epífise e Diáfise ( canal medular onde são produzidas as células sanguíneas).

*Laminar Ou plano: Apresenta comprimento e a largura equivalente e maior que a espessura.
Função : Proteção e inserção de músculos. Ex: Escapula .

*Curto : Suas 3 dimensões são aproximadamente iguais. Função : proteção contra choque. Ex: Ossos do carpo, tarso e sesamoides.

*Irregulares: Com formação totalmente irregular. Ex : Base do crânio e vértebras.

*Pneumáticos: Apresentam cavidades onde é encontrado ar no interior.







Estruturas dos Ossos:




Substancia Esponjosa








Substancia Compacta



Medula Óssea



No Tecido Ósseo Encontramos as seguintes células :
*Osteoblastos;( responsável pela osteogênese)
*Osteocito;( Responsável pela osteogênese)
*Osteoclasto. ( responsável pela destruição do tecido ósseo ou calos ósseos).


-Na Superfície do osso é encontrado uma membrana conjuntiva chamada de periósteo ( Exceto nas superfícies articulares onde é encontrado cartilagem articular) ela é responsável pela osteogênese , e atua durante o crescimento e em caso de fratura.
-Já na superfície interna do osso é encontrado o endosteo que é uma membrana conjuntiva delgada.

-Os ossos são muito vascularizados pois como dito anteriormente no seu interior são produzidas as células sanguíneas. Esses vasos que nutrem os ossos são chamados vasos periosteais e artéria nutricia.Já a Epífise do osso é nutrida principalmente por vasos que suprem a articulação.